Notícias

Saiba como liderar e motivar equipes terceirizadas.

16/01/2018

Fonte: Blog Seguridade


Atualmente, a terceirização de serviços já é uma prática comum no mundo corporativo. E mesmo se tratando de funcionários indiretos, é possível aumentar a produtividade e a flexibilidade desses profissionais de forma estratégica e com o bônus de conseguir reduzir gastos.

Essa é uma forma inteligente de mudar a gestão da empresa para melhor, sem deixar de ter foco no negócio. Contudo, liderar e motivar equipes terceirizadas é um desafio grande que deve ser vencido para garantir a prosperidade de qualquer empreendimento.

Não existe fórmula mágica para conseguir esse feito, mas algumas dicas podem ajudar bastante. Para que você acerte nesse processo e entenda de verdade o papel da terceirização no desenvolvimento da sua empresa, continue lendo este artigo.

- Por que investir na terceirização?

Em grande parte das situações, a terceirização acontece porque a empresa não possui estrutura, equipe especializada ou mesmo conhecimento suficiente para realizar determinadas operações. Nessas situações, terceirizar é a alternativa mais segura para garantir a assertividade dos serviços realizados e ainda economizar tempo e recursos (inclusive financeiro).

Entretanto, antes da contratação de equipes terceirizadas, é necessário fazer uma análise completa da empresa que você pretende ter como parceira. E é essencial que tudo seja feito com a supervisão de profissionais jurídicos para evitar qualquer procedimento ilícito. Só assim você consegue reduzir, ao máximo, os riscos relacionados a esse processo.

É importante verificar também se as atividades em questão podem ser terceirizadas. Algumas demandam trâmites legais específicos e outras, como os serviços de segurança, exigem a supervisão de órgãos federais, o que pode entravar a terceirização. Aí, o tiro pode sair pela culatra.

- Qual é a importância de motivar equipes terceirizadas?

Um dos pontos comuns observados em empresas altamente competitivas é a existência de equipes motivadas, que se assumem a responsabilidade de garantir o sucesso da empresa. E obviamente, as equipes terceirizadas precisam marchar no mesmo ritmo, pois é a motivação que provê aumento de produtividade e a superação das metas, a partir da satisfação e engajamento de todos os profissionais envolvidos.

Colaboradores motivados se sentem parte da empresa e se dedicam profundamente para cumprir os objetivos determinados para o sucesso do negócio. Boa parte dos profissionais são influenciados por opiniões e conselhos e, por isso, é bom que eles ouçam dos gestores e dos colegas o quanto são capazes de realizar um trabalho de qualidade.

A questão é: como fazer?

- Como motivar equipes terceirizadas?

Mesmo que a equipe contratada seja temporária, é essencial conhecer bem o perfil dos colaboradores. Assim, você poderá criar um vínculo mais sólido e descobrir o que eles esperam da empresa e como fazer com que rendam com o máximo do potencial. A partir daí, você já pode seguir as nossas dicas para mantê-los bem motivados.

- Contrate equipes terceirizadas de uma empresa de confiança.

Quando você terceiriza uma empresa com reputação confiável, dificilmente a adaptação da equipe dará errado. Ela já chegará ao seu negócio preparada e consciente sobre os desafios que serão enfrentados e (muito importante!) com o respaldo da empresa que representa.

Porém, é preciso ter muita atenção no que se refere a detalhes relacionados a valores e folhas de pagamento. Tenha a certeza de que a prestadora de serviços tem uma situação financeira estável e peça sempre acesso às planilhas e comprovantes de pagamento. Assim, você se certifica de que os direitos trabalhistas estão sendo cumpridos e evita qualquer transtorno com esses colaboradores, principalmente em termos de satisfação (afinal, problemas de pagamento desmotivam qualquer profissional).

- Determine metas e monitore os resultados.

A produtividade está diretamente ligada a um bom conhecimento e domínio de estratégias, para que as expectativas da empresa sejam atendidas. Portanto, se os gestores determinam metas individuais e coletivas para os seus colaboradores diretos, devem ter o mesmo procedimento com os indiretos.

Assim, todos estarão devidamente envolvidos no trabalho e seguindo o mesmo rumo.

Mas atenção: não basta estabelecer metas. Cada uma delas deve contar com um monitoramento abrangente de resultados. Com o auxílio desses dados, será possível determinar pontos de melhoria e até mesmo otimizar os pontos positivos.

- Não poupe esforços para uma boa comunicação.

Sem diálogo, sem progresso.

Colaboradores só se sentem motivados quando existe uma comunicação interna eficiente, que oriente, esclareça dúvidas e direcione atividades.

E faz parte do planejamento de comunicação corporativa que os gestores tenham disponibilidade para ouvir e procurar solucionar qualquer problema levantado pelos profissionais, inclusive os indiretos. Desse modo, eles se sentem valorizados e úteis, ainda que não seja parte do efetivo da empresa.

- Invista em ações de integração entre equipes.

Ainda que existam alguns empecilhos legais relacionados à gestão de trabalho terceirizado, esses colaboradores devem ser envolvidos, ao máximo, na rotina da empresa. Devem conhecer todos os pormenores da organização, ter um bom entendimento sobre o que ela oferece e cumprir quaisquer regras internas.
Uma boa forma de ambientar as equipes terceirizadas é promover atividades de integração geral (envolvendo diretos e indiretos) para que eles possam conhecer seus colegas de empresa e entender que todos fazem parte de uma grande e única equipe, ainda que com maneiras diferentes de trabalhar.

- Realize treinamentos e capacitações.

Equipe terceirizada precisa de treinamentos e capacitações tanto quanto a sua equipe efetiva. Com esse aprendizado, os novos colaboradores ficarão mais inteirados a respeito do setor e dos desafios propostos pela empresa, além de se sentirem estimulados a melhorar seu desempenho.

Entretanto, por determinação legal, é necessário montar turmas específicas para colaboradores terceirizados, diferentemente do que acontece com os eventos de integração. Para evitar problemas, o ideal é desenvolver essas atividades em parceria com a prestadora de serviços.

- Valorize e reconheça colaboradores terceirizados.

Terceirizado ou não, todo colaborador se sente motivado e com mais disposição quando seu trabalho é reconhecido. Por isso, não deixe de mostrar que valoriza (e muito!) o bom desempenho da equipe e de parabenizar os talentos individuais. E faça isso em público. Uma boa dica: corrija um colaborador com discrição máxima, mas parabenize-o publicamente.

Procure estimular parcerias e a construção de relacionamentos em que cada um se disponha a ajudar e a valorizar o que o outro está fazendo.

Dessa forma, um ambiente agradável e unido será a vantagem mais estratégica da sua empresa.

Mesmo que seja importante, não se esqueça de que a terceirização não é a solução para todos os problemas da empresa. Mas é um apoio estratégico que pode fazer a diferença num mercado sempre competitivo.



Outras notícias