Notícias

A empresa que você está terceirizando se preocupa em qualificar sua mão de obra?

21/11/2017

Fonte: Blog Serviços


- Qual a importância disso?

Quando você contrata uma empresa de terceirização de serviços, certamente está buscando alta qualidade e apostando em uma parceria de médio a longo prazo. Você fez diversas pesquisas, verificou referências e, enfim, fechou o contrato. Contudo, percebe que, no dia a dia, o pessoal designado para prestar o serviço em sua empresa não cumpre detalhes mínimos.

Se for o caso de conservação e limpeza, os produtos não são aplicados da forma correta. Se houver terceirização de atendentes, falham ao prestar atenção a informações importantes. Esse panorama causará total insatisfação. E a causa disso tudo provavelmente está na forma como a empresa de terceirização capacita seus colaboradores.

Por isso, é muito importante, enquanto estiver na fase de pesquisa sobre as empresas de terceirização, estudar se elas se preocupam em qualificação continuada da mão de obra. Afinal de contas, quem sofrerá as consequências dos colaboradores mal treinados será a sua empresa.

Consequências para a sua empresa por falta de qualificação do serviço terceirizado.

Vamos tomar por exemplo uma empresa de terceirização de limpeza. A falta de qualificação do funcionário faz com que o serviço prestado não seja eficiente. Você percebe que o trabalho foi deixado pela metade, ou seja, um vidro ainda ensaboado, sem enxaguar ou secar (ou a espuma seca, o que ainda é pior); poeira escondida debaixo do tapete, dos assentos; entre outros problemas. Fica patente que a empresa de limpeza não teve cuidado ao selecionar, capacitar e orientar seus colaboradores.

Como consequência disso, sua companhia será prejudicada quanto à apresentação do ambiente, seja por funcionários insatisfeitos com o local ou por visitantes e clientes observando a falta de cuidado, trazendo uma impressão negativa sobre sua empresa.

Além disso, há possibilidade de desfechos mais graves, como o caso de um lugar com água, sem secar direito, causar algum acidente de trabalho.

É imprescindível não ser permissivo nesse tipo de situação. Mas, a essa altura, dará muito mais trabalho desfazer qualquer tipo de contrato e novamente sair em busca de outra parceria mais adequada ao que sua instituição precisa.

Então, parte-se do princípio de que é necessário “detectar” antes de contratar se há esse nível de qualidade. Contudo, como perceber se a empresa de terceirização apresenta esse perfil?

Vamos ver quais são os sinais de que a sua futura parceira em potencial está qualificando sua mão de obra de forma efetiva.

Verificando se a empresa de terceirização qualifica bem sua mão de obra.

Digamos que você está se comunicando e eles atendem bem, mas no site e nas redes sociais dessa companhia não há nenhum conteúdo falando sobre como capacitar seus colaboradores.

Esse pode ser um forte sinal de que não há uma preocupação com esse tipo de prática.

É preciso encontrar parcerias que sejam alinhadas aos seus pensamentos de gestão e que também apresentem estratégias de como trabalhar com excelência. Dessa forma, ao se deparar com empresas que falem abertamente sobre o assunto capacitação, ou divulguem workshops e treinamentos feitos com os colaboradores, pode ter certeza de que há grandes chances de estar em contato com uma empresa de referência na terceirização de serviços.

Então, retornando ao nosso exemplo, é desejável que uma empresa de terceirização de limpeza divulgue:

• Informações sobre como se faz uma boa prestação de serviços terceirizados.

• Dicas sobre como escolher uma boa empresa de limpeza.

• Relatos sobre Workshops ou treinamentos realizados com seus funcionários.

• Possibilidade de visitação das dependências para conhecer como é feita a orientação dos colaboradores.

• Entre outros.

Com esse tipo de contato anterior à contratação, aumentam as chances de você não ter nenhuma surpresa ao receber em suas instalações os serviços terceirizados de uma determinada empresa parceira.

- Escolha sem preocupação

Como vimos, a capacitação dos funcionários da empresa de terceirização de serviços é muito importante, não só para oferecer para a sua companhia profissionais capazes de fazer o seu trabalho de forma irrepreensível, mas também para estar em sintonia com os princípios de qualidade de sua empresa.



Outras notícias