Notícias

5 dicas para organizar o setor de limpeza em 2018.

30/01/2018

Fonte: Serviços


2018 chegou e com o novo ano é chegada também a hora de planejar o setor de limpeza da sua empresa.

Como todo mundo já sabe, a higiene é imprescindível para qualquer setor de operação, mas realizá-la nem sempre é uma tarefa simples. Desde os pequenos ambientes até as mais completas instalações industriais, é preciso organização, rotina e eficiência para que tudo esteja controlado.

Para ajudar com essa tarefa, selecionamos algumas dicas para o setor de limpeza em 2018.

1. Analise os pontos fracos.

Durante o ano de 2017, o que não funcionou bem no setor de limpeza da sua empresa? Pode ter sido a organização dos materiais ou a falta de qualificação de algum profissional. Quaisquer que tenham sido os gaps, descobrir o que está errado é o primeiro passo para um setor eficiente de limpeza em 2018.
Faça uma lista. Se não souber ao certo os pontos fracos, cheque-os com as pessoas chave da empresa e você saberá por onde começar.

2. Ajuste a rotina.

Muitas vezes, o problema com a limpeza é mais simples do que parece e pode ser resolvido com uma simples reorganização de como os serviços são realizados.

Verifique se a rotina segue uma lógica como, por exemplo, limpar salas no horário em que não costumam ser utilizadas para não atrapalhar outros funcionários. Pequenas alterações como essa podem significar um grande ganho de tempo e eficiência.

3. Use um cronograma.

Está difícil saber quando um local foi limpo? Como saber quem fez a limpeza na hora de uma verificação? Para organizar o setor de limpeza em 2018, a melhor ferramenta é organizar e seguir um cronograma de atividades.

Esse cronograma pode ser impresso e colocado em locais a serem limpos, como os banheiros ou a cozinha, e deve ser assinado e datado pelo funcionário responsável por aquele serviço. Dessa forma, fica mais fácil controlar o serviço e resolver pequenas falhas que poderão surgir no cotidiano.

4. Limpe além do superficial.

Seu time de limpeza só trabalha até onde o olho alcança? Pois saiba que, em longo prazo, essa atitude pode trazer problemas sérios para a empresa. Para organizar o setor de limpeza em 2018, tenham em mente que todas as áreas da empresa precisam ser limpas, incluindo áreas externas, telhados, depósitos e locais onde existam maquinários.

A dificuldade de acesso ou as características incomuns de alguns locais acabam por deixá-los negligenciados pela equipe de limpeza. Esse é um erro que não pode acontecer. Estabeleça rotinas especiais para esses locais, sabendo que tipo de material utilizar e com que frequência fazer a limpeza para evitar problemas futuros.

5. Contrate uma terceirizada.

As dicas acima pareceram complicadas demais para você? Ou o que lhe falta é tempo para se dedicar e cuidar dessas atividades? Em qualquer um desses casos, a dica de ouro para o setor limpeza em 2018 é contratar uma empresa terceirizada de limpeza.

Isso porque os processos que você levará muito tempo para desenvolver sozinho e ainda correrá o risco de cometer alguns enganos já faz parte da rotina dessas empresas. Não é necessário ficar quebrando a cabeça para desenvolver soluções complexas se o mercado já as oferece de forma simples e pronta.

Antes que você pense que não pode gastar com isso nesse momento, saiba que o investimento feito com a terceirização de limpeza sairá dos valores que você já é obrigado a investir todos os meses para manter uma equipe própria.

A empresa terceirizada elaborará um cronograma de limpeza completo, detalhando quantos funcionários serão necessários para cada atividade, bem como materiais e outros equipamentos.

Tudo sem desperdício ou dor de cabeça.



Outras notícias