Notícias

Limpeza em condomínio: tudo o que você precisa saber.

13/03/2018   Fonte: Blog Serviços

A gestão de um condomínio inclui muitas responsabilidades, como administrar as finanças, realizar reuniões e assembleias com os moradores, garantir que todos cumpram as regras do condomínio e manter a limpeza do lugar em dia. A falta de uma rotina de limpeza bem planejada pode resultar em reclamações dos condôminos, além de contribuir negativamente para a imagem do residencial.

A limpeza adequada das áreas comuns garante a higiene, a conservação e a boa aparência do condomínio. Manter todos os espaços sempre limpos e agradáveis não é uma tarefa fácil, principalmente em grandes condomínios, em que a circulação de pessoas, entre moradores e visitantes, é frequente. Muitas vezes, o síndico precisa recorrer a serviços especializados para alcançar esses resultados.

Portarias, elevadores, jardins, piscinas, playground: todos esses espaços costumam fazer parte das áreas comuns dos condomínios residenciais e precisam estar sempre limpos e apresentáveis, proporcionando segurança e bem-estar para os moradores e também seus visitantes. Neste e-book, temos como objetivo ajudá-lo a conhecer melhor as informações necessárias para garantir a limpeza do condomínio.

1 – As responsabilidades do síndico

Assumir a posição de síndico do condomínio envolve muitas tarefas e responsabilidades de grande importância. Em algumas ocasiões, o síndico é um profissional contratado, contudo o mais comum é que um dos moradores ocupe o cargo por meio de uma votação entre os condôminos. Fazer com que as regras do residencial sejam cumpridas e que todos possam conviver de forma harmônica é o principal trabalho do síndico, que também é responsável pela cobrança de inadimplências, documentação do condomínio, admissão e demissão de funcionários, convocação de assembleias e muito mais. Também faz parte das tarefas dele contratar as empresas que prestarão serviços, como segurança, manutenção, reformas e limpeza. O profissional deve fiscalizar todos os serviços para garantir que o trabalho está sendo bem feito, além de cuidar da apresentação de contas para que os moradores saibam que o dinheiro está sendo bem empregado.

2 – As áreas que precisam ser cuidadas

O planejamento da limpeza e a conservação das áreas comuns devem incluir todos os locais que são frequentados pelos condôminos, porém cada espaço demanda sua própria rotina de limpeza para oferecer um aspecto sempre agradável e mais segurança para os moradores.

2.1 – Hall social e de serviços

O hall de entrada é, sem dúvidas, um dos locais com mais circulação de pessoas. Entrada e saída de moradores, identificação e recepção de visitantes e, em alguns casos, sala de espera, praticamente todas as pessoas que têm acesso ao condomínio passam por ele.

Por esse motivo, a limpeza do piso precisa de uma atenção especial e deve ser feita com frequência. Tapetes e capachos nas entradas podem contribuir para a conservação do hall, mas eles contêm a poeira vinda da rua. O mesmo é válido para o hall de serviços. O balcão da recepção também deve ser higienizado e, caso o hall social possua um lounge, ele deve estar sempre impecável para transmitir organização e conforto para todas as pessoas que chegam ao condomínio.

2.2 – Escadarias e elevador

Os elevadores, além da manutenção periódica, precisam ser limpos com frequência. Afinal, os condôminos os utilizam todos os dias. Lembrando que espelhos, vidros e superfícies de inox devem ser higienizados com produtos apropriados para evitarem manchas e outros danos.

As escadarias, embora sejam usadas com menos frequência que os elevadores na maioria dos prédios, também precisam estar sempre limpos e sem nenhum tipo de obstrução, evitando acidentes ou situações perigosas em uma emergência.

2.3 – Academia

Muitos moradores aproveitam a academia do condomínio para praticar exercícios e se manter em forma.

Contudo, ninguém gosta de se exercitar em aparelhos sujos, empoeirados ou enferrujados, não é mesmo? A manutenção e a limpeza adequadas dos aparelhos do espaço fitness não só melhoram a aparência dos equipamentos, como também prolongam a vida útil deles.

2.4 – Piscina e sauna

No inverno, as piscinas externas normalmente são esvaziadas e cobertas com lonas. Antes de enchê-las novamente, o ideal é que os azulejos sejam esfregados e limpos para remover quaisquer resíduos. Nas estações quentes, quando são utilizadas com frequência, é preciso realizar a limpeza dos filtros e garantir o nível apropriado de cloro na água para mantê-la limpa. Já as saunas precisam de limpeza frequente e regular para evitar o aparecimento de fungos e acúmulo de bactérias. Tanto o chão quanto as paredes e os bancos devem ser higienizados regularmente.

2.5 – Salão de festas

O salão de festas, normalmente, é de uso coletivo entre os condôminos, que devem reservar o espaço com antecedência para a realização de aniversários, jantares e outros tipos de celebração. O ideal é que a limpeza do salão seja realizada antes e depois dos eventos.

2.6 – Banheiros comunitários

É recomendado que os banheiros localizados perto das piscinas e em outras áreas comuns do condomínio sejam limpos com frequência, com atenção especial para os vasos sanitários, que devem ser higienizados com álcool e água sanitária. Dessa forma, evita-se o surgimento de fungos.

2.7 – Jardins

Os jardins do condomínio devem estar sempre limpos e livres de lixo. Manter a grama aparada também é essencial, pois o mato alto pode esconder animais peçonhentos, o que coloca em risco a segurança dos moradores. Além da manutenção frequente dos jardins, é importante disponibilizar latas de lixo nesses espaços, evitando que as pessoas joguem a sujeira no chão.

3 – E o lixo?

É preciso criar uma rotina específica de recolhimento e destinação dos resíduos produzidos pelos condôminos. Lixo acumulado, além do mau odor, pode atrair moscas, baratas, ratos e outras pragas que transmitem doenças; portanto, o descarte correto dos resíduos é uma questão de higiene, saúde e segurança. Em primeiro lugar, o síndico deve se informar sobre os dias e horários das coletas de lixo no bairro, informação que pode ser obtida na prefeitura. Se o lixo for descartado no momento errado, as lixeiras ficarão cheias e poderão provocar todos os problemas já citados e a prefeitura poderá multar o condomínio. É necessário possuir um local pré-determinado para o descarte do lixo e que seja asseado diariamente para evitar o aparecimento de pragas. Os moradores devem ser informados sobre a necessidade de separar o orgânico do reciclável e descartá-los nas lixeiras corretas. O síndico também deve informar os moradores sobre o horário limite para o descarte, evitando que ele seja colocado nas lixeiras depois que o caminhão de coleta de resíduos da prefeitura já tiver passado. A ausência de regras pode resultar em desavenças e conflitos entre os moradores e a administração. Assim, é importante que tudo seja esclarecido nas assembleias e divulgado por avisos escritos.

4 – Rotina de higienização

É indispensável que o condomínio desenvolva uma rotina de higienização de acordo com a demanda, a disponibilidade da equipe de funcionários e a necessidade de execução de cada serviço. No cronograma das tarefas a serem executadas, os serviços de limpeza e manutenção podem ser divididos de acordo com a frequência em que devem ser realizados.

Confira alguns exemplos:

4.1 – Diariamente

A limpeza diária deve ser voltada para as áreas que são mais utilizadas pelos moradores, como o hall de entrada, os elevadores e as escadas, que devem ter os pisos e superfícies sempre limpas. Os equipamentos da portaria (interfones, monitores e telefones) também entram na lista, assim como os objetos de decoração dessas áreas comuns (espelhos, quadros, vasos), para evitar o acúmulo de poeira.

Por questões de higiene, banheiros, saunas, vestiários e academias também devem ser visitados pela equipe de limpeza todos os dias.

4.2 – Semanalmente

Entre os locais que devem ser limpos semanalmente, podemos citar as quadras esportivas, os salões de jogos e de festas, a área da churrasqueira, o playground e a brinquedoteca. As áreas comuns dos andares, como escadas e corredores (e seus respectivos móveis e itens de decoração) devem passar por uma limpeza semanal. Essa também é a frequência indicada para a limpeza de piscinas, aparelhos de ar-condicionado, ventiladores, exaustores e higienização dos bebedouros.

4.3 – Quinzenalmente

A cada duas semanas, os pisos internos devem ser encerados e os pisos externos lavados com hidro ateadora, eliminando qualquer acúmulo de poeira.

Também entram no cronograma as janelas, as portas e todos os vidros da portaria e das áreas comuns, sem deixar de lado as maçanetas e a parte interna das esquadrias metálicas.

4.4 – Mensalmente

Uma vez por mês, o trabalho mais pesado deve ser realizado, como a lavagem da garagem e das escadas de emergência. Grades e portões também devem ser devidamente limpos e as cortinas, persianas ou venezianas das áreas comuns devem ser lavadas.

4.5 – Semestralmente

Duas vezes por ano, é importante realizar a limpeza de locais mais difíceis, como estruturas, tubulações e demais superfícies altas. É o momento de agendar a inspeção e limpeza dos reservatórios de água. Em todos esses momentos, é preciso que o síndico e demais responsáveis realizem a inspeção de cada um dos serviços, checando todos os ambientes para garantir que tudo está de acordo com o planejamento ou se há a necessidade de fazer alguma alteração na rotina de limpeza do condomínio.

5 – Motivos para terceirizar a limpeza do condomínio

Além de todos os desafios que a limpeza em condomínio pode oferecer, o síndico pode encontrar dificuldades em formar uma equipe de profissionais para a realização dos serviços. Afinal, é necessário realizar o treinamento de cada um deles, além de providenciar equipamentos, produtos de limpeza e todos os outros materiais necessários para manter a higiene e a organização do condomínio. Tudo isso acaba exigindo muito tempo e energia do síndico, que também precisa lidar com outras responsabilidades, além de significar diversos gastos para o condomínio. Por isso, confira a seguir algumas das vantagens oferecidas pela terceirização de serviços de limpeza:

- Mão-de-obra: a terceirização dos serviços de limpeza oferece mão de obra bem treinada e preparada para a realização de cada tarefa, além de inspecionar de perto o serviço dos colaboradores, o que pode ser de grande ajuda para o síndico. Além disso, o pagamento de salários, benefícios e encargos sociais são de responsabilidade exclusiva da empresa terceirizada.

- Equipamentos: equipamentos adequados permitem que os serviços de limpeza sejam realizados com mais rapidez e eficiência, além de evitarem o desperdício de água e energia elétrica. As empresas terceirizadas fornecem os equipamentos necessários para a realização de cada serviço, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os funcionários.

- Materiais: é preciso observar alguns certos cuidados com os materiais utilizados nos serviços de limpeza, pois muitos deles podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Boas empresas de limpeza terceirizada fornecem materiais biodegradáveis de qualidade, adequados para cada tarefa, evitando qualquer dano ou desgaste de pisos e outras superfícies.

- Economia: contratar uma equipe experiente e bem treinada é muito mais econômico para o condomínio do que selecionar candidatos, treinar colaboradores e formar uma equipe interna. Além disso, em casos de faltas ou férias de funcionários, a empresa terceirizada substitui o colaborador e não é preciso contratar outra pessoa para não ficar com o quadro de funcionários incompleto.



Outras notícias

      Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
      Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

      Unika Serviços - Política de Privacidade

      Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Unika Serviços.

      As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

      O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

      O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

      O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

      De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Unika Serviços não divulgará dados pessoais.

      Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Unika Serviços implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

      fechar