Notícias

Gestão de Facilities: o que é isso?

04/04/2018

Fonte: Blog Serviços


Você sabe o que é gestão de facilities e qual a sua ligação com a terceirização de serviços?

Todas as empresas, condomínios, lojas, supermercados e até mesmo hospitais precisam realizar atividades ou operações em um determinado espaço físico, o que exige a coordenação entre a infraestrutura e os outros setores da empresa, como tecnologia e recursos humanos. Diante dessa necessidade, temos a gestão de facilities dentro das organizações.

Em resumo, o gerenciamento ou gestão de facilities engloba práticas distintas que garantem a funcionalidade da empresa com o objetivo de garantir segurança, higiene, conforto, manutenção e infraestrutura para todos os envolvidos no ambiente de trabalho, fornecendo um espaço produtivo para os funcionários.

Essas rotinas, embora não façam parte da atividade-fim da empresa (como a fabricação de produtos ou oferta de serviços), são essenciais para melhorar a atuação da organização, otimizando suas rotinas e contribuindo para o bem-estar e a segurança dos envolvidos. As facilities envolvem conjuntos de atividades como, por exemplo, limpeza e conservação do ambiente de trabalho: detalhes indispensáveis para tornar qualquer empresa mais produtiva.

Elas podem ser administradas para funcionarem de modo coordenado na gestão de facilities, que pode ser de inteira responsabilidade da própria empresa ou, ainda, envolver a terceirização de serviços para suprir as maiores necessidades da organização.

- Importância.

Quanto maiores e mais complexas as estruturas de uma organização, maior será a importância da gestão de facilities. Imagine um grande prédio, com centenas de funcionários trabalhando todos os dias em um fluxo constante de pessoas e mercadorias. Essa grande estrutura demanda um gerenciamento complexo, muitas vezes exigindo um setor ou departamento específico para tratar das facilities.

É preciso lembrar que o gerenciamento de facilities, além de garantir aspectos fundamentais como manutenção de equipamentos, limpeza e conservação do espaço e segurança de todo o local, também tem sua importância econômica, já que visa reduzir os custos relacionados a essas e outras necessidades.

Investir na gestão de facilities permite que muitas empresas encontrem soluções práticas e inteligentes para suprir essas necessidades e a terceirização de serviços é uma delas.

Afinal, serviços terceirizados já provaram trazer ótimas vantagens econômicas e administrativas para empresas de diferentes segmentos. Um dos aspectos mais comuns é a limpeza: geralmente significa que a organização precisa de uma estrutura preparada para garantir a limpeza e conservação do ambiente corporativo e organizacional, permitindo que ele esteja sempre higienizado e seguro para todos que circulam pelo espaço, valorizando a imagem da empresa e motivando a produtividade dos colaboradores.

- Gestão de facilities e a terceirização de serviços.

É possível contratar serviços de facilities de maneira terceirizada, já que a especialização e a experiência de outras empresas nesses setores podem agregar mais qualidade e eficiência aos serviços, além de possibilitar a redução de custos.

Entre os benefícios de contratar a terceirização de serviços de facilities estão:

• Eficácia e otimização dos processos em geral.
• Redução de gastos relacionados aos serviços.
• Foco de 100% em suas próprias atividades.
• Possibilidade de melhores resultados.
• Emprego de profissionais bem treinados e capacitados para realizar as tarefas necessárias, de acordo com o estabelecido pela gestão de facilities.

Ao permitir que as empresas terceirizadas façam seu trabalho, a empresa contratante pode focar todas as suas energias em seus próprios negócios, sem gastar mais tempo e recursos do que o necessário para a gestão e realização de tarefas que não estão relacionadas ao que a organização vende ou oferece. Por esses e outros motivos, a terceirização de serviços está diretamente ligada com a gestão de facilities.

As empresas modernas e inteligentes não podem mais ignorar a importância de se investir no gerenciamento de facilities para impactar de maneira favorável a motivação da mão de obra e os custos de se manter uma grande organização funcionando, além de outros aspectos indispensáveis, como higiene e segurança.



Outras notícias