Cada dia mais o tema liderança ganha importância e solidez. A velocidade da informação, as mudanças no mercado, a instabilidade econômica, o impacto das diferentes gerações no mesmo ambiente de trabalho, tudo isso nos evidencia que é necessário mudar também a forma de gerir pessoas numa empresa e de se relacionar com a equipe para conquistar autoridade e influência.
O novo paradigma e modelo de gestão de pessoas não permite mais o desempenho do trabalho sob o olhar apenas de um gerente ou chefe de uma empresa. É necessário que além de gerentes e chefes, essas pessoas que estão no comando das equipes de trabalho saibam ser LÍDERES! Entender o papel de um chefe e de um líder é o primeiro passo para a sua evolução:
- Gerente/Chefe: Coordena Processos – Controla a Execução – Monitora os Resultados;
- Líder: Desenvolve Pessoas – Orienta Condutas – Educa e Motiva;
Repare bem: Ser líder não significa se isentar das responsabilidades que lhe cabe como gerente ou chefe, mas sim, além daquelas responsabilidades, ter a capacidade de voltar o olhar para AS PESSOAS, e através desse olhar, enxergar a riqueza existente em cada colaborador, extrair o melhor para o resultado do negócio, tornando-os também seres humanos e profissionais melhores.
Para que isso seja possível, eu acredito muito na liderança servidora. Este estilo de liderança defende a tese de que os líderes devem ter caráter, uma base espiritual muito forte e a consciência de que liderança não é poder, e sim autoridade, conquistada com amor, dedicação e respeito pelas pessoas.
Ao trilhar este caminho, é importante não confundir poder com autoridade. A autoridade inspira as outras pessoas a fazer as coisas de boa vontade, o poder as obriga. A liderança servidora é um estilo de vida, ela não é conquistada, mas sim construída com serviço e sacrifício, unicamente através do exemplo!
Existem algumas habilidades que são consideradas fundamentais e que devem ser praticadas diariamente no exercício da liderança servidora, para que as mesmas se tornem um hábito. É necessário se engajar em um processo de melhoria contínua, aprender a dar feedback, ouvir os seus subordinados e estar disposto a assumir os riscos para eliminar a distância entre o que você é e o que você precisa mudar para se tornar um líder realmente eficaz.
E para que você desperte o líder que existe em você, é necessário que, primeiramente você SEJA essa influência positiva para você mesmo, com controle emocional, segurança e a confiança necessária para ser exemplo para outras pessoas. Lembre-se: as pessoas não farão mais o que você fala, as pessoas farão o que você faz! Como dizia Gandhi, o exemplo não é uma das coisas mais importante para influenciar os outros, é a única!