Notícias

5 dicas para passar confiança para o time

15/04/2019   Fonte: CIO

Pesquisa aponta que 81% dos profissionais acreditam na necessidade de uma melhora na hierarquia da empresa

Segundo a pesquisa Carreira dos Sonhos de 2018, feita pela Cia de Talentos, CEOs e líderes de empresas estão perdendo a credibilidade entre seus funcionários. Dos mais de 87 mil entrevistados, uma média de 81% (79% dos jovens, 83% da média gestão e 81% da alta liderança), acredita que as empresas precisam trocar os modelos hierárquicos pouco participativos, por uma liderança que seja distribuída, inclusiva e colaborativa.

Os dados apontam que a confiança dos colaboradores é mais focada no líder direto (jovens 75%, média gestão 64% e alta liderança 65%) e nos colegas de trabalho (jovens 63%, média gestão 57% e alta liderança 65%), ou seja, as pessoas mais próximas a eles no dia a dia. Para a coach de alta performance da LeaderArt International, Leila Arruda, a confiabilidade está diretamente relacionada à convivência no ambiente de trabalho.

De acordo com ela, o que acontece é que quanto maior a empresa, mais distantes os líderes ficam dos colaboradores. “Quando uma equipe está junta todos os dias no trabalho, os coordenadores diretos e companheiros entendem que todos os funcionários são pessoas que podem ter dias ruins e problemas privados. Essa empatia e convivência gera confiança, e a confiança é uma das principais características de empresas e equipes que geram resultados”, explica Leila.

Por isso, quando se trata de alta liderança e CEOs, a pesquisa mostra uma confiança que varia entre metade e pouco mais da metade dos entrevistados – uma média de 49% e 57%, respectivamente. Essa realidade é preocupante para a especialista, pois profissionais que não se sentem apoiados e seguros tendem a ter maior dificuldade em se manter motivados no trabalho.

“A motivação e segurança no ambiente de trabalho pode influenciar bastante a produtividade e comprometimento da equipe. Nesse caso, mudar o quadro de funcionário não faria diferença por muito tempo, pois o problema está na gestão. Por isso, as empresas precisam mudar o mindset e pensar de forma mais aberta e inclusiva”, esclarece a coach.

Desta forma, Leila lista cinco dicas de como ser um líder que passa confiança para os colaboradores:

- Presença

Procure frequentar mais vezes o escritório, passar um tempo com as equipes diferentes e presenciar momentos do dia a dia. Eventos como cafés ou almoços coletivos também podem ajudar.

- Interesse

Descubra um pouco mais sobre os funcionários, os gostos e passatempos. Se a empresa for muito grande para isso, o indicado é entender, pelo menos, o que cada equipe faz.

- Flexibilidade

O mercado tem mostrado uma tendência ao trabalho independente, como freelances e PJ, ao invés de CLT. Isso significa uma preferência por um ambiente mais flexível com horários, vestimentas e até momentos de descontração.

- Comunicação

Outra característica importante é saber se comunicar com todos os colaboradores, sem exceção. Estagiários, responsáveis pela limpeza, etc. é importante que cada funcionário se sinta confortável de conversar com o líder sobre diversos assuntos, especialmente quando se trata de sugestões referentes ao trabalho.

- Honestidade

Ser sincero sobre o que está acontecendo com a empresa, clientes e processos que são pertinentes ao funcionário é importante para constituir uma relação de confiança. Ninguém gosta de se sentir ignorado ou enganado.



Outras notícias

      Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
      Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

      Unika Serviços - Política de Privacidade

      Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Unika Serviços.

      As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

      O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

      O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

      O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

      De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Unika Serviços não divulgará dados pessoais.

      Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Unika Serviços implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

      fechar