A terceirização de serviços cresce exponencialmente no país, atuando de forma estratégica em organizações dos mais diversos segmentos, permitindo que elas se concentrem em suas atividades principais, busquem eficiência e redução de custos.
Isso porque, um dos principais benefícios para a contratante é a possibilidade de delegar as atividades que não fazem parte do seu core business, deixando esses esforços, responsabilidades e burocracias em função de uma empresa especializada.
No entanto, é muito importante estabelecer relações saudáveis e de confiança entre as partes. Isso começa a partir da compreensão de tudo aquilo que está inerente às atividades da terceirizada e suas devidas obrigações perante colaboradores, clientes e instituições legais.
Responsabilidades com os colaboradores
Um profissional terceirizado responde diretamente à empresa contratada, que fica responsável em cumprir com as obrigações legais e éticas, garantindo um ambiente de trabalho justo e seguro. Podemos destacar:
- Direitos trabalhistas: deve cumprir com todas as legislações trabalhistas vigentes e manter uma relação transparente e ética com sua equipe, assegurando um salário justo, benefícios, jornada de trabalho adequada, férias remuneradas, 13º salário, entre outros itens.
- Ambiente de trabalho seguro: a segurança dos profissionais é prioridade em qualquer lugar e consiste em adotar políticas, práticas e medidas adequadas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, como: realização de treinamentos regulares e o fornecimento dos equipamentos de proteção individual (EPI) necessários.
- Capacitação e desenvolvimento: é essencial que a empresa terceirizada invista em seu time, tanto em treinamentos específicos para as atividades desempenhadas, quanto em programas de desenvolvimento profissional e oportunidades de crescimento dentro da empresa.
- Resolução de conflitos: a contratada deve mediar conflitos, buscar soluções negociadas e intermediar os interesses dos seus profissionais.
- Saúde e bem-estar: deve assegurar benefícios de saúde, programas de incentivo à qualidade de vida, suporte psicossocial e outras medidas que contribuam para o bem-estar geral dos colaboradores.
Responsabilidades com os contratantes
Atender às expectativas dos clientes é fundamental para estabelecer relações comerciais sólidas e duradouras. Diante disso, podemos citar os seguintes pontos cruciais.
- Qualificação da mão de obra: a seleção criteriosa dos profissionais terceirizados, verificação de competências, experiência e habilidades necessárias é o que garante a excelência na entrega dos serviços e conformidade com as normas das instituições que regulamentam e fiscalizam as atividades de segurança e facilities.
- Cumprimento de prazos: respeitar os prazos estabelecidos demonstra compromisso, profissionalismo e requer uma gestão eficiente do tempo, planejamento adequado e uma equipe organizada.
- Qualidade dos serviços: é indispensável a adoção de padrões de qualidade, monitoramento contínuo e a implementação de medidas corretivas, se necessário.
- Suporte eficiente: consiste em possuir canais de comunicação claros e acessíveis, disponibilidade para responder a perguntas e resolver todo tipo de problema que possa surgir nas operações.
- Confidencialidade de dados: medidas de segurança adequadas devem ser implementadas para evitar o vazamento ou uso indevido das informações sensíveis dos clientes.